Quanto tempo demora para o cabelo crescer?

Quanto tempo demora para o cablo crescer?

Independentemente de você ter percebido um quadro constante de queda de cabelo, o ciclo de vida dos fios é similar para todos. Até por isso, é comum as pessoas se questionarem quanto tempo demora para o cabelo crescer.

E a resposta para isso, embora seja parecida para homens e mulheres, crianças ou adultos, é influenciada por uma série de fatores. Confira ao longo deste post.

Afinal, quanto tempo demora para o cabelo crescer?

O comprimento pode variar, mas os profissionais entram em consenso quando a questão gira em torno de quanto tempo demora para o cabelo crescer: uma média de um centímetro por mês. E, em um ano, essa média pode chegar a até 15 centímetros.

Para tanto, o processo é formado pelo nascimento de cada fio dentro de uma estrutura tubular conhecida como folículo pilos. E é na extremidade interna dele que fica a raiz dos cabelo, que empurra-o para a parte externa do couro cabeludo à medida que os fios crescem.

Quais fatores contribuem para o cabelo crescer?

A velocidade desse crescimento é afetada por fatores internos e externos, embora o desenvolvimento dos fios seja constante, ou seja, não há pausa no crescimento independente do estágio em que estiverem os fios, seu ciclo de vida ou dos quadros clínicos associados à queda mas sim uma mudança na velocidade.

Entre os principais, podemos destacar os seguintes:

  • O metabolismo de cada indivíduo;
  • Hábitos de alimentação cujos nutrientes contribuam com o fortalecimento e estimulem o crescimento dos fios, como o manganês, ácidos graxos e o ômega-6, encontrados no feijão de soja, na cenoura, em verduras, na gema do ovo e em sementes de linhaça, entre outros;
  • A genética é um bom motivo influenciador. Verifique a velocidade do crescimento dos fios de seus pais, por exemplo;
  • As estações do ano podem influenciar, pois o inverno é uma época que prejudica o crescimento e o fortalecimento dos fios — eles crescem mais no verão, por sua vez;
  • Os hormônios também impactam. Após a gravidez fica difícil precisar quanto tempo demora para o cabelo crescer, já que é um período de instabilidade que interfere nesse tempo;
  • Os tipos de cabelo, por fim, também estão associados em quanto tempo demora para o cabelo crescer. Os fios mais lisos tendem a crescer mais rápido do que os encaracolados.

Por isso, deixe de associar o crescimento dos fios às fases da lua para tirar o volume dos fios, ou tê-los mais pesados. São mitos e que nada influenciam no tempo de demora para o cabelo crescer.

Quando avaliar a consulta com um especialista?

Como vimos, o cabelo cresce independentemente da quantidade de fios que você percebe que caem ao longo do dia. Se você perceber um fluxo incomum de crescimento ou excesso de queda, é fundamental buscar auxílio com um dermatologista para avaliar a melhor estratégia para controlar o problema.

  • Analise se os cabelos caem em demasia, especialmente, pela manhã, verificando a quantidade de fios sobre os lençóis e travesseiro;
  • Verifique se o cabelo ficou mais ralo e fraco, e sem o surgimento de novos fios.

Caso você esteja vivendo essa situação, consulte o especialista de sua confiança e avalie o melhor tratamento. Enquanto isso, não deixe de curtir o nosso blog no Instagram para ficar sempre por dentro de nossas dicas e novidades para controlar a queda de cabelos e fortalecê-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *