A queda de cabelo é mais comum do que imaginamos — diferentemente de suas causas, que são tão variadas que dificultam a identificação de uma maneira rápida e eficaz de reverter ou minimizar o problema.
Para auxiliar nessa questão, este post reuniu algumas das principais causas para a queda de cabelo. E também vamos orientar você sobre como proceder caso esteja sofrendo dessa condição, independentemente de sua origem. Confira!
Queda de cabelo: causas hereditárias
A maior causadora de calvície masculina no mundo tem origem genética. Isso se deve à presença de um hormônio masculino derivado da testosterona, o DHT, que torna os fios capilares mais finos ao longo do tempo.
Conhecida como alopecia androgenética, a condição não tem cura, mas dispõe de uma série de tratamentos — como o implante capilar.
Problemas nutricionais
Uma série de deficiências nutricionais pode estar também relacionada às causas para a queda de cabelo fora do controle, como:
- Dietas muito restritivas;
- Falta de proteínas;
- Falta de ferro;
- Falta de vitaminas do complexo B;
- Excesso de vitamina A, C ou E.
É claro que esse diagnóstico não é feito pelo indivíduo. Daí a importância em consultar-se com um dermatologista para identificar o problema e, assim, tratá-lo com eficiência.
Danos ao cabelo
O excesso ou negligência de tratamentos capilares (estéticos ou cotidianos) são considerados possíveis causas para a queda de cabelo, como:
- Alisamento;
- Modelagens capilares térmicas;
- Excesso de banhos com a água quente demais;
- Uso de químicas agressivas nos cabelos;
Em parte, são atitudes que ajudam a reforçar a queda de cabelo. Por isso, a orientação médica é determinante para avaliar o que tem potencializado essa condição nos pacientes.
Causas para a queda de cabelo feminino
As mulheres também são afetadas pela queda de cabelo. E muitas dessas causas podem ser analisadas com base nas seguintes questões:
- Período menstrual;
- Síndrome do ovário policístico;
- Uso de anticoncepcionais;
- Gestação e pós-parto;
- Menopausa.
Remédios
Vale destacar também que o uso de determinados medicamentos, geralmente receitados em tratamentos diversos, podem contribuir entre as principais causas para a queda de cabelo. Entre os principais, destacamos:
- Anabolizantes
- Antibióticos;
- Anticoagulantes;
- Anticonvulsivantes;
- Antidepressivos;
- Anti-hipertensivos;
- Beta-bloqueadores;
- Corticóides;
- Quimioterapia e radioterapia.
Além disso, diversos distúrbios psicológicos costumam estar associados à queda de cabelo, como o estresse emocional e os transtornos alimentares (como e anorexia e a bulimia).
Vale destacar que existem também as causas naturais, como uma consequência do envelhecimento. A queda de cabelo é resultado de um ciclo capilar que pode se encerrar precocemente ou de acordo com o nosso envelhecimento.
Convém observar que nem toda deficiência de vitaminas ou uso de medicamentos se converte em um quadro de queda de cabelo. Por isso, evite o autodiagnóstico e tratamento sem acompanhamento profissional.
Agende uma consulta com o dermatologista de sua confiança, caso tenha percebido um aumento inexplicável na queda de cabelo, e alinhe com o profissional o melhor tratamento para a sua situação.
E, caso você queira saber um pouco mais a respeito desse assunto e conhecer os melhores tratamentos disponíveis, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog!